sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Especialidade de cuidar de bebês

1. Ser capaz de cuidar de um bebê durante no mínimo 5 horas em, pelo menos 3 dias de uma semana.  Item prático.
2. Quais alimentos não devem ser dados a um bebê menor de um ano?
Açúcar, cafeína, corantes, enlatados, carnes, crustáceos, embutidos, frutas oleaginosas, derivados de leite, mel, refrigerante.
 3. Relacionar todas as precauções que devem ser tomadas ao se preparar alimentos para um bebê. Preparar um alimento e alimentar o bebê.
Mantenha os recipientes e locais limpos, secos e arejados. É importante não armazenar alimentos em recipientes previamente utilizados com produtos químicos. Não armazene os alimentos em recipientes que foram utilizados para outros propósitos. Mantenha os alimentos cobertos e à distância de produtos químicos Lave muito bem as frutas e os vegetais em água corrente antes de prepará-los para o cozimento Use várias águas para lavar e enxaguar qualquer utensílio Lave bem as mãos com sabão e água limpa antes de preparar ou de comer os alimentos. Quem está doente ou tem feridas nas mãos deve evitar tocar nos alimentos; se não puder deixar de cozinhar, deve tomar cuidados especiais de limpeza. A comida crua deve ser guardada separadamente da comida cozida e dos alimentos que serão consumidos crus.
4. Preparar o banho, dar banho, trocar e vestir o bebê. 
 Item prático. OBS: O banho é uma das rotinas mais importantes, podem ser dados até três banhos por dia na criança durante o verão, mas recomenda-se não exagerar, pois a água e o sabão tiram a proteção natural da pele.
5. Preparar o berço do bebê e colocá-lo para dormir à noite. 
 Item prático
6. Qual o peso normal de um bebê ao nascer? Qual é o esperado para 6 e 12 meses?
 Veja a curvatura de crescimento (ou a do bebê que você está cuidando) e compare com os valores esperados. O que se deve fazer para que um bebê tenha um crescimento adequado? O crescimento de uma criança é multifatorial. É a resultante da combinação da herança genética, de uma gestação sem problemas, de uma alimentação correta e de uma vida saudável.
7. Explicar porque mamadeiras e chupetas devem ser evitadas.
Mamadeiras ensinam os bebês a “chupar” usando predominantemente os músculos das bochechas e de abertura da mandíbula para sugar o leite por meio do vácuo. A língua fica no fundo da boca controlando o excesso de fluxo de leite, para evitar engasgos. Chupetas ensinam os bebes a “mascar”, fortalecendo a musculatura de fechamento da mandíbula e empurrando a língua para o fundo da boca. Pode causar, problemas na dentição, fala e dependência psicológica. Esses “treinos” atrapalham a amamentação, porque para retirar leite da mama, a língua do bebê faz movimentos de ordenha, abraçando a aréola e mamilo, com a ponta sobre o osso da mandíbula. Durante as mamadas, a boca fica bem aberta, com bochechas relaxadas.
 8. Quanto tempo um bebê deve mamar exclusivamente no seio da mãe? O que é desmamar?
 A mãe só deve parar de amamentar a partir dos 2 anos de idade do bebê e para fazê-lo deve diminuir as mamadas e a sua duração, por exemplo. No entanto, o bebê deve mamar exclusivamente no peito até os 6 meses, não recebendo nenhum outro alimento até esta fase, mas a mãe deve continuar dando de mamar até a criança completar pelo menos 2 anos de idade, pois o leite materno é ideal para um bom crescimento e desenvolvimento do bebê. Desmame significa o término da amamentação, e os motivos para o desmame podem ser por iniciativa do bebê, da mãe, ou de ambos. Nunca deve ser feito por pressão de familiares, amigos ou do médico!
 9. O que é fontanela(moleira)? Por volta de que idade ela desaparece?
A moleira, tecnicamente chamada de Fontanela, é um espaço macio que une os ossos da cabeça do recémnascido. Sim, a cabeça é formada por uma união de alguns ossos. E antes de eles se unirem existe uma região mais macia entre eles, que é a fontanela. A principal é essa que fica bem em cima da cabeça, chamada de fontanela anterior e mede cerca de 2 dedos. Esse espaço vai "fechando" entre 9 e 15 meses de vida. Na parte de trás da cabeça também tem uma outra fontanela menor, a fontanela posterior, que se fecha até os 2 meses e ás vezes nem é percebida por ser pequena.
10. Entrevistar um funcionário de uma creche e perguntar a respeito do trabalho ali e da ajuda oferecida as mãe. 
Item prático.
11. Conhecer o calendário de vacinação básica de seu país. Quais Vacinas fazem parte dele? Elas (vacina) previnem quantas doenças? Quando devem ser administradas?
12. Conferir o seu cartão de vacinação e do bebê que você está cuidando. Caso esteja incompleto comunique a sua mãe e/ou a mãe do bebê para procurarem um centro de saúde e atualizá-lo. 
 Item prático.
 13. Conhecer os principais números de emergência de seu País, como, Polícia, Bombeiro e etc.
100 - Secretaria dos Direitos Humanos
180 - Delegacia da Mulher
181 - Disque-Denúncia
190 - Polícia Militar
191 - Polícia Rodoviária Federal
192 - SAMU 193 - Corpo de Bombeiros
194 - Polícia Federal
197 - Polícia Civil
198 - Polícia Rodoviária Estadual
199 - Defesa Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário