ANFÍBIOS
1. Quais as características dos anfíbios? Os anfíbios são animais de duas vidas, uma na água quando girinos, outra na terra quando adultos. Quando estão na água, respiram por meio de branquias, e na terra por meio de pulmões.
2. Citar duas ordens principais de anfíbios e dizer como distinguí-las.Ao passo que as rãs pulam mais alto e em maior distancia por terem as pernas mais compridas.Andam aos pulos. Os sapos por possuírem as pernas mais curtas pulam em pequenas distancias.
3. Distinguir entre sapos e rãs. Descrição: Os sapos e as rãs possuem: cabe-a, quatro patas, não possuem rabo e também não tem costela. A pele do sapo e rugosa e ele possui glândula de veneno, paratoides. As rãs tem a pele lisa e úmida e não possuem glândula paratóide. a. OS ANUROS (sapos e rãs): Cada um tem quatro pernas, não possuem cauda. b. AS HILAS (pererecas): Também tem quatro patas e não tem cauda. c. OS URUDELOS (camaleão e salamandras): Tem a pele furta-cor, quatro patas e cauda.
4. Como os anfíbios se protegem? Tem a cor do ambiente onde vivem. As rãs saltam para o fundo d'água, se escondem também no lodo. As pererecas vivem escondidas atras das prateleiras ou atras do lavatório nos banheiros. Os sapos se entrometem nas moitas e buracos.
5. fazer uma relação de anfíbios que se encontram em sua localidade. identifique cinco deles e dizer onde os encontrou. Isso é com você
6. Descrever a história (ciclo) da vida de alguns anfíbios. isso é com você (Se puderem criar girinos arranjem um aquário).
7. Explicar o valor econômico dos anfíbios. Os anfíbios tem grande valor para os agricultores, porque comem insetos nocivos. Não devem maltrata-los ou tirar-lhes a vida.
8. onde os sapos passam o inverno? Os anfíbios passam o inverno escondidos, por terem o sangue frio. Hibernam quando desce a temperatura. No verão ou já na primavera, ao esquentar o tempo, eles saem dos esconderijos e reúnem-se para a festa das núpcias. Os sapos dormem de dia e saem a noite para se alimentar. Se vocês quiserem, observem onde o sapo dorme, e Muito interessante.
9. Como coaxam as rãs e os sapos? O que torna tão alto o som? Quais deles coaxam com a boca fechada? Os sapos e as rãs, depois da hibernação, formam uma orquestra ou coral na primavera. Só os machos cantam ou coaxam, as fêmeas escutam porque a festa e para elas. Quando eles coaxam, a bolsa de ressonância infra; conforme a espécie, as vezes fica debaixo do queixo e as vezes fica perto da boca. Os sapos coaxam: du...du...du...du... e a perereca: roque.. roque...roque..., as gias: ur...ur...ur A rã preta e esverdeada: foi...foi...foi...foi...
10. Observar um sapo em seu quintal ou nas vizinhanças para descobrir: a. onde e quando dorme. b. quando deixa seu abrigo para alimentar-se. c. quão rápido se movimenta. d. quão distante pode saltar e tantas outras coisas interessantes que se pode descobrir a respeito dele, ou incubar ovos de rã num aquário e observar o desenvolvimento das larvas.
Obs: Os Anfíbio pertencem:
Reino: animal Filo: vertebrados
Classe: anfíbios
Ordem: anuros
Famílias: diversas Bufunideos:
sapos
Ranides: rãs Hilideos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário